madeira news

Mar 12, 2021 - 1 minute read

Carta aberta pede inclusão das pessoas com deficiência nas fases prioritárias da vacinação contra a covid-19

Diversas personalidades portuguesas dirigiram, hoje, uma “Carta Aberta aos Decisores Políticos Portugueses”, apelando à inclusão das pessoas com deficiência nas fases prioritárias do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19. Este documento foi assinado por figuras públicas como Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-ministro, José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, os ex-ministros José Pedro Aguiar e Luís Nobre Guedes e ainda os ex-secretários de estado Filipe Lobo D`Avila, João Casanova de Almeida e Rosário Águas. A estes signatários acrescentam-se ainda médicos, professores, empresários, artistas, jornalistas, deputados e advogados, que

Nesta missiva é deixando um apelo aos governantes políticos, em especial ao Governo de Portugal, à Direção Geral de Saúde e Ministério da Saúde, para que dispensem uma maior atenção para as pessoas com deficiência, que “não só têm maior risco de ser infetadas como de morrerem devido à infeção”.

“A priorização das pessoas com deficiência na vacinação contra a Covid-19, mais do que uma obrigação do Estado, é um sinal de humanidade e civilização. A violação do princípio de proteção dos mais vulneráveis é um sinal flagrante da falência do Estado de Direito e uma negação dos valores que estiveram na fundação do Portugal democrático”, pode ler-se nesta carta, promovida por três mães de filhos portadores de deficiência.